quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Passo a passo para inscrição online

Prezado estudante, no próximo dia 28 de janeiro (quarta-feira) iniciaremos a inscrição online no IdUFF. O processo de inscrição em disciplinas consiste em selecionar as turmas que você deseja cursar neste semestre, de acordo com o quadro de horários organizado pelos departamentos de ensino e com currículo (fluxograma do curso), que é mantido pela coordenação do seu curso de graduação.

O processo de inscrição funcionará da seguinte maneira:

1. Você deverá acessar o IdUFF em http://id.uff.br/ e fazer seu login(seu CPF e senha pessoal). Em caso de problemas com acesso, entre em contato com nosso suporte (consulte as opções de suporte em: http://blog.id.uff.br/ajuda-sobre-o-iduff-orkutmsnskype).
2. Clicando em "Visualizar Inscrição em Disciplinas", você verá a sua candidatura atual, que no primeiro momento estará vazia. Caso esteja voltando ao sistema, já exibirá o que você definiu anteriormente.
3. Clicar em "Inscrever-se em disciplinas", tanto em caso de uma primeira seleção, quanto em caso de ajustes posteriores.
4. Selecionar as turmas desejadas, seguindo as orientações na própria tela.
5. Clicar em "Validar" no fim da tela. Neste momento a validação da inscrição acontecerá.Esta validação possui as seguintes etapas:
- Verificar se existem horários conflitantes;
- Verificar se existe mais de uma turma selecionada para a mesma disciplina;
- Verificar, se for o caso, se existe um turma prática selecionada para a turma teórica escolhida e
- Verificar se algum co-requisito deveria ser selecionado e não foi.
6. Será exibida uma tela de confirmação da candidatura, com sua posição calculada. Esta posição é calculada de acordo com os outros candidatos até o momento, isto é, a posição pode mudar no decorrer da inscrição online, com a candidatura e/ou desistência de outros estudantes.
7. Clicar em "Confirmar" para confirmar as disciplinas selecionadas.

Alguns pontos importantes sobre a inscrição:

- A inscrição em disciplinas será processada no dia 21/02 e até lá NENHUMA VAGA está garantida. Sendo assim, verifique diariamente a sua inscrição para saber se você ainda está disputando as vagas ou se é um provável excedente. No caso de ser um provável excedente, é aconselhável que escolha outra turma, para não ficar sem vaga nessas outras alternativas também.
- Diariamente, os alunos prováveis excedentes(posicionados além da quantidade de vagas oferecidas para a turma) em alguma turma que se candidataram serão informados por e-mail sobre a sua situação.
- A inscrição online vai das 10:00h do dia 28/01 até as 23:59h 15/02 para os alunos.
- As turmas que aparecerão para se inscrever serão resultantes do cruzamento do seu currículo (fluxograma previamente cadastrado no sistema acadêmico pela coordenação do seu curso) com o seu histórico, sendo que todos os pré-requisitos e co-requisitos serão respeitados.
- A disputa pelas vagas será de acordo com o regulamento da universidade e seguirá os seguintes critérios:

. Ter efetuado a inscrição online;
. Ser o aluno pertencente ao turno, desde que ofertado nos diversos turnos, e/ou estar na periodização aconselhada;
. Ser a disciplina/atividade obrigatória para o curso;
. Ser o aluno provável formando, ou vestibulando que esteja se inscrevendo em disciplinas/atividades do primeiro período de seu curso;
. Ter o aluno maior Coeficiente de Rendimento; e
. Ter o aluno totalizado maior carga horária, considerada aquela cursada nesta Instituição.

-Você não disputa por vagas com outros cursos pois cada turma possui um número de vagas por curso. Estas vagas já foram alocadas pelos departamentos que oferecem as disciplinas, em um determinado quantitativo para cada curso.
- A ordem de inscrição NÃO será levada em conta no cálculo da sua posição nas turmas. Ou seja: não importa o dia em que você se inscreverá, desde que dentro do prazo estipulado para a inscrição online.
- Evite escolher turmas onde fique como provável excedente desde o início.
- De 15/02 a 20/02, os coordenadores deverão validar as candidaturas dos alunos. Validar uma candidatura é um processo onde o coordenador informa se o aluno poderá concorrer às vagas nas disciplinas selecionadas. Essa invalidação é feita separadamente por disciplinas, podendo a coordenação invalidar apenas 1 das disciplinas e o aluno ainda concorrer normalmente nas outras que tiver selecionado. Quando o coordenador invalida uma inscrição, o aluno é informado automaticamente via e-mail sobre tal acontecimento.

Dicas importantes:

- Qualquer problema, entre em contato imediatamente com o nosso suporte.
- Procure acessar diariamente o IdUFF para verificar a situação da sua inscrição online, com relação à candidatura para as turmas mais concorridas.
- Em caso de instabilidades do sistema, procure realizar a inscrição em outro momento.
Esperamos você no dia 28 à partir das 10h para fazer a sua inscrição online.
Equipe de Tecnologia da PROAC
Pró-Reitoria de Assunto Acadêmicos - PROAC

Nenhum comentário: