segunda-feira, 6 de abril de 2009

CRONOGRAMA II SEMARQ


Prezados,
Segue o cronograma atualizado da II SEMARQ:





Este cronograma sofrerá alguma alterações, estas serão publicadas. Mas, Estamos adiantando para que vocês tenham uma noção do que vai acontecer na semana.

Contamos com vocês! Todas as críticas estão sendo lidas e ouvidas. Estamos tentando sanar os problemas e responder à todas as dúvidas.

Continuem participando, pois como todos nós sabemos, o CA foi feito para os alunos.

OBS: A planilha não ficou com boa resolução. Caso não consigam visualizar o conteúdo, favor solicitar por e-mail.

Atenciosamente,

Karen de Souza - Membro do CAARQ - UFF.

2 comentários:

Rodrigo Sant'Anna disse...

RESENHA DESCRITIVA
CÉ, Graziella; FLORES, Daniel. Archivematica e ICA ATOM (ATOM) como plataformas do ambiente de preservação e acesso de documentos arquivísticos. Publicado em CENDOC em Revista: Revista Comemorativa aos 48 anos do CENDOC - Centro de Documentação da Aeronáutica.

Os texto compreende a importância das plataformas de preservação e acesso de documentos arquivísticos, o Archivematica e o ICA-AtoM (AtoM), visto o novos paradigmas dado a arquivologia que é lidar com os documentos digitais.
Na introdução os autores contextualizam a conjuntura vide os avanços tecnológicos, pontuando a informática que teve impacto direto na área da arquivologia, pois mudou a forma de produção dos documentos, a aplicabilidade de conceitos e organizações da área. No entanto não podendo perder de vista a preservação e acesso aos documentos arquivísticos que são tarefas fundamentais dos arquivistas.
No primeiro tópico chamado de “Descrição de ambiente de preservação”, como o próprio nome diz os autores descrevem como seriam os ambientes de preservação e acesso dos documentos arquivísticos levando em conta normas, legislação, orientações técnicas, ou seja, diretrizes nacionais e internacionais que nos fundamentam construção e utilização desses ambientes. Citando também a importância dos documentos arquivísticos não só estarem em um ambiente de preservação e acesso, mas também estarem incluídos num Sistema Informatizado de Gestão Arquivísca (SIGAD).
No terceiro tópico “Arqchivematica e ICA-AtoM (AtoM)”, os autores explanam mais sobre o que são esses softwares, que se interliga com o tópico anterior, pois são esses softwares que garantem os ambientes de preservação e acesso aos documentos arquivísticos dados pelas diretrizes do RDC-Arq e a gestão de documentos dado pelas diretrizes do SIGAD, cumprindo essas diretrizes e garantindo a gestão, preservação e acesso tem-se uma cadeia de custódia.
Os autores concluem portanto que os arquivos digitais trouxeram um desafio para o campo da arquivologia, em garantir não só a preservação e acesso aos documentos digitais, mas, também, em assegurar uma características fundamental do documento de arquivo, sua presunção de autenticidade. Apontam também a importância dessas ferramentas tecnológicas, como ICA-AtoM (AtoM) e o Archivematica, esses softwares livres que quando interconecos garantem a autenticidade do documento, além de oferecerem um ambiente de preservação e acesso, que também devem estar conectados a um sistema de gestão de documentos.
Apontando para o contexto brasileiro, os autores concluem que precisamos abandonar as ferramentas de GEDs e passar a usar o de SIGADs que juntamente com o RDC-ARQ, garantem a autenticidade, preservação e acesso dos documentos arquivísticos.

Rodrigo Sant'Anna disse...

RESENHA CRÍTICA
CÉ, Graziella; FLORES, Daniel. Archivematica e ICA ATOM (ATOM) como plataformas do ambiente de preservação e acesso de documentos arquivísticos. Publicado em CENDOC em Revista: Revista Comemorativa aos 48 anos do CENDOC - Centro de Documentação da Aeronáutica.

De um modo geral o texto aborda sobre o Archivematica e o ICA-AtoM, que são plataformas de garantem preservação e acesso aos documentos arquivísticos digitais.
Aprofundando um pouco mais os autores explicitam o novo paradigma da arquivologia que é lidar com o avanço tecnológico e com os documentos digitais, contextualizou essas mudanças e apresentaram os softwares livres Archivematica e ICA-AtoM como instrumentos que nos auxiliarão neste desafio que é lidar com os documentos digitais.
Num segundo momento, foi descrito o que são ambientes favoráveis para preservação e acesso aos documentos arquivísticos, fundamentando-se em legislação, normas, procedimentos, apresentando inclusive características essenciais destes ambientes que estão apresentadas nas diretrizes do RDC-Arq.
Num terceiro momento os autores, apresentem os softwares livres, archivematica e ICA-AtoM, como instrumentos que projetam esses ambientes de preservação, acesso e difusão, mas apresentam a ideia de conexão entre o Sistema Informatizado de Gestão arquivística de Documentos (SIGAD), que faz a gestão dos documentos, e o RDC-Arq, repositórios digitais, que garantem a preservação, e software de descrição, que possibilita o acesso e a difusão. Só a interoperabilidade entre o SIGAD e o RDC-Arq garante uma cadeia de custódia.
Os autores apresentam um tema de relevância para a arquivologia, dissertando sobre instrumentos (tecnologias), que nos lançaram um novo desafio, mas que também nos auxiliam em encarar este desafio. Nos propiciam uma cadeia de custódia que só assim garante a característica fundamental do documento arquivístico a autenticidade.
Concluem também numa critica a conjuntura desse tema no Brasil, dizendo que usamos as ferramentas GEDs, mas estas não garantem a autenticidade do documento, por isso precisamos passar a usar os SIGADs interconectados com os RDC-Arq, que esses sim garantem a cadeia de custódia.