quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Convite para a exposição Brasil: o império nos trópicos


No dia 10 de dezembro o Arquivo Nacional abre ao público a exposição Brasil: o império nos trópicos. A mostra comemora o bicentenário da chegada da Corte e abrange todo o Império. Nesse tempo de intensos conflitos em torno da unidade do país e de sustentação do regime escravista se constrói uma história e uma identidade, regidos pelo modelo de civilização da classe senhorial: como sempre as fronteiras são transpostas e múltiplas manifestações da vida brasileira oitocentista transbordam mesmo daqueles documentos tidos de caráter oficial.

No Arquivo Nacional que, em 2008, também completa 170 anos, encontra-se esse amplo painel do Brasil no século XIX, a ser exibido em dois andares do prédio neoclássico exemplar do mesmo período. Para a exposição a equipe de pesquisa levantou em cerca de trezentos e cinqüenta fundos e coleções, de natureza pública ou privada, mais de 1.600 itens que proporcionam um contato privilegiado com documentos pouco conhecidos do público ou até inéditos.

Além dos manuscritos, impressos, fotografias e mapas, jornais e livros raros contam a própria história da imprensa e da publicação de obras de viajantes. Cartas familiares, cartas de liberdade de escravos, recibos de casas comerciais, bilhetes do imperador, libelos políticos, fotografias de nobres brasileiros, mapas de ferrovias, manuscritos sobre epidemias, exames dos cursos de direito e de medicina, proclamação aos habitantes de Caiena, ordens para a cerimônia de aclamação de d. João VI, mapas de comércio do império português.

Esses e tantos outros temas iluminam um século e algumas características comuns ao ocidente, como a expansão das cidades, a técnica, as ferrovias, as exposições internacionais e a concepção de uma vida privada. Como ordem política o império se encerra com uma sucessão de acontecimentos como a Guerra do Paraguai, a abolição da escravatura, o exílio de d. Pedro II. O ano do bicentenário igualmente se conclui com essa mostra que permanece aberta até março de 2009.

Local: Arquivo NacionalPraça da República 173 - Centro. Rio de Janeiro

Período: 10 de dezembro de 2008 a 6 de março de 2009
De 2ª a 6ª feira, de 8 às 18 hs

Entrada gratuita

Informações:
tel. (21) 2179-1253 e 2179-1273

http://www.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm

Nenhum comentário: